segunda-feira, 30 de setembro de 2013

10 passos para acabar com o bullying

Se você pensa que bullying é coisa só de pessoas normais está enganado. Miley Cyrus confessou em sua autobiografia que sofria deste mal no colégio. Confira algumas dicas para não passar por isso.

 1. Respeite
Trate as outras pessoas como gostaria de ser tratado, com respeito. Sempre

 2. Denuncie
 O bullying, assim como o cyberbullying (quando a zoação rola na internet), é crime. Por isso, não tenha medo de fazer denúncias. Conte com a ajuda dos seus pais e até de advogados.

 3. Exija
Cobre que a sua escola tenha algum tipo de projeto anti-bullying. É importante que fique claro que há uma punição aos alunos que zoam os outros (essa é uma das melhores formas de evitar o bullying!).

 4. Explique
 Proponha palestras, peças de teatro, trabalhos... Tudo para ajudar a galera a entender o problema e, assim, combatê-lo.

 5. Lute
Lute para que sua escola crie um e-mail ou um serviço de telefone por onde seja possível denunciar casos de bullying.

 6. Pesquise
Informe-se sobre o assunto. Só assim você poderá identificar o problema. Parece coisa de doido, mas, apesar de o bullying acontecer em 100% das escolas, muita gente não sabe o que ele é.

 7. Tenha limites
Zoar uma pessoa de vez em quando não tem nada de errado. Mas saiba parar. Sem se dar conta, você pode insistir na brincadeira e levar a vítima a ter ataques de ansiedade e até depressão.

 8. Ajude
Se você já foi vítima de bullying, seria legal fazer um blog para postar sobre o assunto. Com certeza, daria para ajudar um monte de alunos que sofrem do problema e não sabem o que fazer. Para se inspirar: nomorebullying.blig.ig.com.br.

 9. Defenda
Combine com as seus amigos: se alguém da turma for vítima de bullying, os outros entrarão na briga para defendê-lo. Assim vocês se sentirão mais seguros.

10. Tenha coragem
Cuide da sua autoestima. Seguro de si, você tem tudo para não se tornar uma vítima de bullying e ainda terá força para enfrentar quem faz isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário